A Assemperj/Sindsemp-RJ, por meio do Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ), realizou uma série de reuniões com parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), neste mês de junho, para conseguir avançar com as lutas prioritárias dos servidores.
O Fórum elencou as pautas: plano de recomposição contra as perdas inflacionárias; desbloqueio das progressões e promoções das categorias; e o novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF) – manutenção do adicional por tempo de serviço, concursos públicos e outros.
O diálogo com o Legislativo tem sido fundamental para estabelecer o apoio da Casa, além de criar um canal de comunicação com o Poder Executivo para apresentar as demandas dos servidores públicos. Como resultado, uma audiência pública será convocada sobre o tema e espera-se o agendamento de reunião com o governador Cláudio Castro (PL).
Além das diversas reuniões que estão ocorrendo, o Fosperj também participou da criação da Frente Parlamentar Mista do Rio de Janeiro em Defesa do Serviço Público. Já ocorreram conversas com o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), e o deputado Rodrigo Amorim (PSL), presidente da Comissão de Servidores Públicos na Casa. Entre os deputados que já receberam o movimento até o momento, estão o Alexandre Knoplock (PSL), Dani Monteiro (PSOL), Marcelo Dino (PSL), Waldeck Carneiro (PT), Flávio Serafini (PSOL), Luiz Paulo (Cidadania), Noel de Carvalho (PSDB), Enfermeira Rejane (PCdoB) e Eliomar Coelho (PSOL). Na próxima semana, estão agendadas outras reuniões com parlamentares.
De acordo com Gustavo Belmonte, presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Asdperj) e integrante do Fosperj, estes encontros foram muito importantes, principalmente o com Márcio Pacheco (PSC), que é líder do governo. A expectativa é construir junto ao poder público um planejamento de valorização do servidor público, sobretudo com a recomposição das perdas inflacionárias que já chegam a 40%.
“As reuniões têm sido proveitosas e as pautas debatidas e aprofundadas. Os parlamentares têm se mostrado receptivos, mas sabemos que é um caminho muito difícil de se construir junto ao governo. Então, é muito importante continuar lutando por uma interlocução com a Alerj e também com a Casa Civil. É preciso botar em nosso planejamento a concretização das pautas com a aprovação e implementação das mudanças que achamos necessárias”, afirmou Belmonte.
A aproximação com vereadores, deputados estaduais e federais é parte da estratégia dos servidores na luta contra as reformas, principalmente a Administrativa (PEC nº 32/2020).