Assemperj/Sindsemp-RJ enviarão amanhã aos CRAAIS cartilhas de combate à LER/DORT

A Assemperj enviará amanhã (25) via malote alguns exemplares de cartilhas com informações sobre LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Todos os CRAAIS receberão o material para distribuição aos associados e servidores. A publicação faz parte de uma série de atividades promovidas pela FENAMP e ANSEMP, entre os dias 22 e 26 de fevereiro, na Semana de Combate à LER/DORT.
A ação visa chamar a atenção para o Dia Mundial de combate a essas doenças, comemorado no dia 28 de fevereiro. Pensando em ajudar a prevenir essas doenças relacionadas ao trabalho, as entidades nacionais prepararam uma série de materiais que serão publicados em suas redes sociais ao longo da semana, bem como enviados, gratuitamente, para os associados às entidades de base.
Foram preparados também seis vídeos com aulas de ginástica laboral para serem praticadas no ambiente de trabalho, nas sedes ou remoto, e também com dicas sobre postura e prevenção de lesões. A profissional de educação física e fisioterapeuta Christiane Freitas Haubrich, que preparou as aulas, explica que elas “contêm orientações e exercícios que podem e devem ser feitos no ambiente de trabalho, para que dores, desconfortos e disfunções sejam prevenidos ou atenuados”. 
Christiane explica ainda que grande parte dos trabalhadores com sintomas músculo-esqueléticos, como dores e desconfortos, não apresentam nenhuma evidência da presença de alguma lesão que justifique esses sintomas. Por isso, “tão importante quanto os aspectos mecânicos, também são os aspectos psicossociais, como depressão, ansiedade, stress, problemas familiares, financeiros e insatisfações no trabalho, também contribuem para o aparecimento e para o agravamento de sintomas como dores e desconfortos”, lembra a fisioterapeuta.
Para além de movimentos repetitivos, fazer movimentos com muita força ou a falta de movimentação também são fatores que contribuem para o aparecimento de desconfortos relacionados à LER/DORT. “Outro ponto importante é que não é apenas o esforço repetitivo que pode ser nocivo. Quando adotamos alguma postura estática, independente de qual seja, e mantemos ela por um tempo muito prolongado, também pode haver prejuízos”, destaca Christiane.
Além dos vídeos, que ficarão disponíveis nas redes sociais das entidades e no Youtube, também foram preparadas cartilhas e displays com exercícios de ginástica laboral e alongamentos para o dia a dia de trabalho. O objetivo é que esses materiais possam estar presentes no ambiente de trabalho dos servidores e servidoras do Ministério Público para que possam criar o hábito de tirar alguns minutos por dia para esse cuidado. Os materiais já foram enviados para as entidades de base, que farão a distribuição entre seus filiados e associados. 
(*) Com informações da Fenamp.