Pleito de antecipação de data de pagamento de benefícios é indeferido

A Assemperj | Sindsemp-RJ foi notificada recentemente da decisão do Procurador-Geral de Justiça que, seguindo parecer dos órgãos técnicos, indeferiu procedimento que pedia a antecipação da data de creditamento dos benefícios para o mesmo dia do pagamento, em especial o auxílio-saúde, educação e transporte, atualmente pagos no sexto dia útil.

O principal argumento para a negativa foi o grande volume de fluxos de pagamentos concomitantes nos últimos dias do mês para processamento pela Secretaria de Planejamento e Finanças (SPF), o que demandaria uma reorganização dos prazos dos envios de pagamentos pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH).

Após saber da negativa, a Diretoria buscou diálogo com o Secretário Marcelo Azevedo, da SPF, para entender melhor como seria possível avançarmos na pauta. A Diretoria ouviu atentamente e levará a demanda para discussão junto ao Procurador-Geral de Justiça para tentar reverter a decisão.

“Percebemos que o pleito precisa de uma maturação do ponto de vista do fluxo de trabalho hoje estabelecido.  A conversa com o Secretário foi importante para entendermos melhor esse mecanismo e apontar as soluções. Ficou patente que atualmente esse cronograma de pagamentos é bastante corrido, e que, para chegarmos ao objetivo pretendido, é preciso ajustar o fluxo desde a origem, na Diretoria de Recursos Humanos, até a chegada na ponta, que são as ordens de pagamento”, comentou o Presidente da Assemperj | Sindsemp-RJ,  Vinícius Zanata. 

Dessa forma, apesar do resultado negativo, a diretoria trabalhará para buscar a reversão do entendimento pelos meios possíveis. Não se trata de nenhuma inovação, pois é como funciona atualmente em órgãos como defensoria, Tribunal de Contas e TJRJ, nem configura qualquer aumento de despesa que pudesse ser questionado pelo RRF.