Foi depositado na conta dos servidores do MPRJ, hoje (03/07), o auxílio-locomoção em valor integral, uma luta antiga da Assemperj | Sindsemp-RJ, que buscava, desde a pandemia, a desvinculação do valor pago ao número de dias presenciais do servidor.
O valor beneficiará todos os servidores do MPRJ, em especial aqueles em teletrabalho. Com a conquista, o regime de pagamento passa a ser o indenizatório em valor definido, e haverá descontos apenas nas férias, licenças e ausências injustificadas ao trabalho.
“Apesar da demora na mudança do entendimento, com muitas idas e vindas em relação ao modelo a ser adotada, acreditamos que a decisão final foi bastante favorável, pois inicialmente trabalhávamos com a ideia de utilizar a ajuda de custo de teletrabalho para complementar o auxílio-locomoção e chegar ao valor integral que está sendo pago agora. Com a mudança atual, a ajuda de custo continua sendo um benefício disponível e apto para ser regulamentado e se tornar outro benefício a ser incorporado ao patrimônio dos servidores do MPRJ, pois não entrou nessa conta”, afirma Vinícius Zanata, Presidente da Assemperj | Sindsemp-RJ.
Vale dizer que, inicialmente, a Administração trabalhava com a ideia de restringir o valor integral àqueles que cumprissem a escala mínima presencial de 20 dias por trimestre. A diretoria trabalhou intensamente para mudar a posição inicial, reforçando que alguns cargos, como os Analistas Processuais, seriam excluídos. Com muito trabalho de diálogo pela diretoria, a posição que contemplava todos servidores foi alcançada, reforçando uma atuação voltada para o benefícios de todos os cargos, conforme foi aprovado, inclusive, em Assembleia Geral da categoria.
Fica nosso agradecimento ao Procurador-Geral de Justiça, Dr. Luciano Matos, pelo compreensão e espírito de diálogo permanente.