Ontem (28/09), a Assemperj | Sindsemp-RJ se uniu à luta da Fenamp e Ansemp contra a PEC nº 32/2020, a Reforma Administrativa, em Brasília (DF). Entidades de servidores públicos de todo Brasil estão realizando ações na capital federal para convencer os deputados contra a Reforma, que quer acabar com o serviço público no país e prejudica a entrega de direitos essenciais à população.
Na parte da manhã, os representantes sindicais fizeram uma recepção calorosa aos deputados no aeroporto de Brasília, com ações de protesto para chamar a atenção dos parlamentares contra a Reforma. O presidente da Assemperj | Sindsemp-RJ, Flávio Sueth, participou das intervenções junto aos deputados, especialmente os parlamentares do estado do Rio, pedindo apoio contra o desmonte do serviço público brasileiro. Também esteve presente no ato das entidades em frente ao Anexo 2 da Câmara.
Veja a entrevista do presidente da Assemperj/Sindsemp-RJ, Flávio Sueth, ao deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ).
https://www.youtube.com/embed/xUG0ii5lDC8?feature=oembed
As intervenções têm dado certo. A imprensa anunciou que o Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara Federal, está adiando a votação da PEC nº 32 por conta da pouca quantidade de votos favoráveis à Emenda Constitucional. Os esforços das entidades sindicais do serviço público seguem com esse objetivo: adiar a votação e virar o voto dos parlamentares ainda indecisos.
A Fenamp, em Brasília, também está atuando em discussões judiciais perante o Supremo, acompanhando demandas no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e monitorando o andamento da PEC nº 05/2021, na qual a Federação está na luta pela inclusão de uma representação de servidores na composição do CNMP.