Recentemente, a Assemperj | Sindsemp-RJ iniciou um projeto para preservação e organização da memória institucional e para isso contou com a consultoria especializada da arquivista Ingrid Marins Peral. O projeto foi iniciado em parceria com o Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo (CDM/MPRJ), que indicou a profissional contratada e deu continuidade à iniciativa. Com essa iniciativa nossa entidade agora dispõe de um planejamento de organização e armazenamento das informações produzidas.
Tal necessidade foi identificada durante a elaboração do livro comemorativo dos 30 anos de fundação da Assemperj | Sindsemp-RJ. Nesse processo, foram identificadas muitas lacunas na trajetória da entidade e constatada a necessidade de organizar profissionalmente essa memória. Diante dos desafios encontrados para consolidar e coletar os dados ao longo da elaboração, entendemos que os registros decorrentes da atividade da entidade precisam ser aperfeiçoados para que futuramente a história da instituição possa ser divulgada de forma fidedigna e transparente.
Com a consultoria de Ingrid Marins Peral, arquivista com vasta experiência na área, criamos um modelo de preservação e estabelecemos uma metodologia de armazenamento das informações. A partir da sua contribuição foi possível dar um tratamento mais adequado às informações de caráter permanente, de modo não só a valorizar mais o que foi construído ao longo do tempo, como também entender melhor a construção do nosso futuro. Segundo ela, o planejamento digital também tem uma contribuição para a sustentabilidade, na medida em que reduz o uso de papel e, consequentemente, a emissão de gás carbono no meio ambiente.
“O trabalho de preservação consistiu em mais do que estruturar o arranjo da instituição, ou mesmo entregar a estrutura do fundo e realizar o tratamento de acervo físico, uma rotina normal para quem lida com a memória. Foi necessário equilibrar necessidades e possibilidades, contando com o apoio crucial de uma equipe extremamente engajada nas próprias atividades, que através da história oral explicou o que não é compreendido apenas nos documentos. Desta maneira, junto ao acervo textual, bibliográfico e iconográfico, a história foi identificada e a sua narração foi facilitada”, afirmou a arquivista.
Fizemos um levantamento de documentações e imagens sobre a história da Assemperj | Sindsemp-RJ e organizamos adequadamente o material. As fotos impressas, por exemplo, foram armazenadas em invólucros apropriados para a guarda de longo prazo. Ao final do processo de consultoria, foi entregue um manual para dar continuidade ao tratamento técnico com um plano de trabalho. Todo o fluxo de informações passou a ser pensado nessa perspectiva, de modo a tornar mais eficiente a gestão das informações produzidas e disponibilizadas na nuvem de acesso comum à nossa equipe.
Vale ressaltar também o investimento na nossa comunicação institucional, que conta com um profissional na equipe de funcionários e a Mobiliza Comunicação, uma empresa de assessoria à comunicação sindical. Por meio do trabalho dessa equipe é possível produzir cada vez mais informações com qualidade e garantir a memória viva da entidade, assegurando a canalização desse fluxo para um acervo institucional profissionalizado e colaborando para tornar cada vez mais transparente a nossa gestão.