Foi realizada ontem (26/08) um reunião virtual com aproximadamente 70 servidores (as) que atuam em promotorias com atribuições penais para tratar das dificuldades e desafios no desenvolvimento das suas atividades.
Inicialmente, o presidente da Assemperj | Sindsemp-RJ, Vinícius Zanata, falou sobre as visitas aos NIPs e PIPs e o recebimento de demandas denunciando a sobrecarga de trabalho e a dificuldade das equipes em atender as demandas das promotorias. A vice-presidente, Juliana Vargas, explicou o objetivo da reunião e pontuou as principais reclamações que a associação vem recebendo.
Logo após, foram abertas inscrições para a fala dos participantes que quisessem se manifestar. Vários servidores apresentaram as principais demandas envolvendo questões tecnológicas, de ordem administrativa e de gestão de pessoal. Dentre os principais desafios na parte tecnológica, foram apontados: a utilização de mais de 5 sistemas para algumas tarefas, gerando constante retrabalho; a falta de integração entre os sistemas, indexação de documentos fora de ordem e a necessidade de novas funcionalidades para atender as demandas dos usuários. Quanto às demandas administrativas, foi enfatizada a deficiência de pessoal, especialmente servidores e assessores coringas para cobertura de férias e licenças, gerando contínua sobrecarga de trabalho. Além disso, as mudanças recentes com criação de novas rotinas, envolvendo notificações de arquivamento e ANPP para indiciados e vítimas, vêm trazendo mais sobrecarga de trabalho às equipes das promotorias.
Foi deliberada a criação de um Grupo de Trabalho (GT) a ser formado por servidores que trabalhem em promotorias com atribuições penais de localidades diferentes para reunir dados e informações sobre todas as dificuldades e demandas na seara administrativa, jurídica e tecnológica, além de possíveis propostas de melhorias que irão subsidiar um requerimento a ser apresentado pela Assemperj junto à Administração Superior.