MPRJ firma contrato para construção de sede em Teresópolis

O CRAAI Teresópolis ganhará uma sede própria até o final de 2026. A licitação da obra foi homologada no dia 18 de junho de 2025 e a empresa vencedora, Lopes Marinho Engenharia e Construções, tem até 18 meses para executá-la. O projeto prevê um edifício composto por oito pavimentos, incluindo  cobertura, totalizando uma área de aproximadamente 3.8 mil m², com um investimento de cerca de R$ 34 milhões.

De acordo com o projeto homologado, o objetivo é “proporcionar melhores condições físicas, ambientais e de segurança às Promotorias de Justiça, possibilitando a concentração destes em sede própria e permitindo a expansão do Parquet, tendo em vista que, atualmente, as instalações físicas ocupam 03 pavimentos alugados de uma edificação comercial e carecem de espaço para expansão”. A nova sede do CRAAI Teresópolis ficará na Rua Parú 277, no bairro Agriões.

Desde o dia 21 de novembro de 2002, na gestão do então PGJ José Muiños, foi criada uma comarca do MPRJ para atender a população de Teresópolis. Servidora desde 2003 na regional, a colega Andreza Torres Pinto Garcia lembra que as promotorias foram sendo locadas ao longo dos anos em prédios comerciais e do Fórum. No Edifício Torre Sulamel, no bairro da Várzea, por exemplo, funcionavam a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, a Promotoria de Justiça Cível e o Grupo de Apoio às Promotorias de Justiça (GAP). Com o passar do tempo e o desmembramento das promotorias de tutela coletiva e a criação de outras de justiça criminal, foi criada a sede do CRAAI neste local.

“Após alguns anos foi criado o CRAAI Teresópolis, com sede localizada no mesmo edifício das promotorias. A necessidade de a sede do CRAAI ter suas instalações próprias foi aumentando, já que a Coordenação, as Promotorias, o GAP, etc, funcionam em salas locadas e espalhadas pelos andares do edifício. Nesse contexto, a notícia da construção da nova sede gerou expectativas positivas nos que aqui trabalham, pois teremos nosso tão sonhado prédio próprio! Aquele ‘cantinho’ para chamar de nosso!”, elogiou Andreza.

Para o Presidente da Assemperj, Vinícius Zanata, o Ministério Público vem paulatinamente retomando seu projeto institucional de construção de sedes próprias, o que é positivo:

“O cenário ideal para os integrantes do MPRJ e a população é ter suas próprias sedes, próximas ao fórum da comarca, se possível. Com o início das obras de Teresópolis, são duas novas sedes em construção, já que a sede de Cabo Frio também está em andamento. Sabemos que a instituição tem muitos terrenos para construir e outras sedes que tiveram problemas de execução, e ficaram abandonadas por implicações jurídicas. Esperamos que essa gestão inaugure o maior número possível de sedes próprias”, afirmou.