A Diretoria Assemperj | Sindsemp-RJ vem acompanhando de perto a implementação do Núcleo de Assessoramento e Apoio Administrativo às Promotorias Eleitorais nos Centros Regionais, bem como empreendendo diálogo com as respectivas Coordenações para harmonizar a distribuição de trabalho e aos poucos o resultado vem aparecendo.
Isso porque foi verificado que alguns CRAAIs ficaram sobrecarregados, em especial na distribuição de servidores de apoio administrativo entre as Promotorias Eleitorais. Oos CRAAIs Nova Iguaçu e Duque de Caxias foram marcados como os casos mais críticos neste ponto. Outros CRAAIs tiveram dificuldade na formação de habilitados, como ocorreu no CRAAI Angra, principalmente.
Após o diálogo, foi possível verificar a melhora em alguns casos. Ainda no mês passado, o CRAAI Nova Iguaçu designou 2 novos servidores para o apoio administrativo, totalizando 7 designações para 15 Promotorias Eleitorais. Hoje (21/08), no DOe-MPRJ, foram designados mais 3 novos servidores, que se somaram aos 5 atualmente designados, totalizando 8. No CRAAI Angra, a própria Coordenação atuou e conseguiu designar interessados que inicialmente não estavam habilitados, garantido o funcionamento do Núcleo.
“Foi uma melhora expressiva, pois em alguns locais um servidor estava responsável por 4 Promotorias Eleitorais. É um modelo que está em teste, mas que tem potencial. Esperamos aprimorar, aos poucos, tanto no número de designações como nas retribuição, e a atual experiência vai ser fundamental para as próximas designações”, afirma Vinícius Zanata, presidente da Assemperj | Sindsemp-RJ.
Nos próximos dias viveremos os momentos críticos do período eleitoral, com início das campanhas eleitorais e o prazos perempetórios da justiça eleitoral. Continuaremos acompanhando o funcionamento do NAAPE e estamos aberto às sugestões e reclamações para aprimoramento do modelo.