Assemperj solicita providências de segurança em unidades do MPRJ

A Assemperj encaminhou ofício ao Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro solicitando providências para garantir a segurança dos servidores do MPRJ. A iniciativa surge após novos episódios de violência envolvendo unidades da Instituição, como o ocorrido em 31 de janeiro no CRAAI de Duque de Caxias, que teve sua sede alvejada por bala perdida pela terceira vez nos últimos anos. Outros relatos de colegas, como nas sedes de Angra dos Reis e regionais de Madureira e Santa Cruz também são citados no ofício.

Diante desse cenário, a Assemperj solicita à Administração Superior que tome providências para garantir a segurança dos integrantes nestas sedes, em especial em Duque de Caxias, tendo em vista a recorrência de eventos que vem levando os servidores a conviveram com medo de ocupar as salas mais expostas e já atingidas.

O ofício também solicita a elaboração de um protocolo institucional de segurança, com diretrizes administrativas claras para gestão de riscos e atuação em situações de perigo, em especial em relação ao funcionamento dos órgãos e do expediente, tendo em vista que, por vezes, os eventos violentos ocorrem em horário de chegada e saídas de servidores que se veem como receio de seguir para o local de trabalho ou precisa sair mais cedo, para evitar a exposição a uma situação piora.

Com o ofício, a Assemperj reafirma seu compromisso com a segurança e bem-estar dos servidores e aguarda uma resposta institucional para a implementação de medidas eficazes que garantam a proteção dos trabalhadores do MPRJ.