CONFIRA A EDIÇÃO DE OUTUBRO DA REVISTA SERVIDOR MPRJ

Acabou de entrar no ar a edição de outubro da Revista Servidor MPRJ, você pode acessá-la aqui: PDF iconversao_final_outubri.pdf. Abaixo divulgamos o editorial que apresenta o conteúdo desta publicação.
Após vários meses de atraso nos salários dos servidores do Estado do Rio de Janeiro por conta da crise econômica causada pelo endividamento exagerado e pela corrupção, nós trabalhadores do serviço público, sofremos com mais um avanço da onda neoliberal no Estado brasileiro. Foi votado favoravelmente pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado o Projeto de Lei (PLS 116/2017) que acaba com a estabilidade nos cargos públicos.
A Assemperj se manifesta publicamente contra a iniciativa da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), que abre ainda mais brechas ao aparelhamento do Estado em favor de interesses políticos não republicanos. Em nossa matéria de capa, explicamos as motivações do Projeto e por que ele prejudica o serviço público. Trazemos também uma reportagem sobre a Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (Ansemp) que, na sua apresentação institucional, reforça essa questão ao destacar como suas principais atividades as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIN) contra o exacerbado número de cargos comissionados em Santa Catarina e no Ceará, dentre outras. A gestão administrativa que privilegia o comissionamento em detrimento do concurso tende a piorar ainda mais as condições da prestação do serviço público.
Mantendo nosso interesse em divulgar a cultura através do olhar dos servidores, contamos nesta edição com um artigo abordando o filme “Eu, Daniel Blake”. Ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2016, que é uma ótima reflexão sobre a importância do serviço público para os cidadãos. Na mesma página, o nosso parceiro Sicoob Coomperj (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Integrantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) apresenta, por meio de uma de suas consultoras, as vantagens de contar com a prestação de serviços de um banco cooperativo.
A título de prestação de contas, apresentamos também nosso último diálogo com a Administração Superior tratando das pautas dos servidores. Divulgamos também a inédita enquete, realizada pela Assemperj em parceria com a Administração Superior através do Sistema Eletrônico de Votação acerca das atividades previstas para a Semana do Servidor, que terão continuidade visando melhores condições de trabalho e saúde após a jornada de trabalho dos servidores. Boa Leitura!!