Na última sexta-feira foram encerradas as inscrições de membros para a eleição de procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para o biênio 2025/2027. Os candidatos que disputam a lista tríplice deste ano são os Procuradores de Justiça Antônio José Campos Moreira e Leila Machado Costa. O Procurador de Justiça Cláudio Henrique da Cruz Viana, atual presidente da Amperj, fez sua inscrição fora do prazo previsto e, após alguns dias, manifestou sua desistência.
Os candidatos já estão em campanha e divulgando suas propostas. Antônio José Campos ingressou no MPRJ em 1987, e atualmente é titular da 1ª Procuradoria de Justiça junto à 2ª Câmara Criminal do TJRJ. Ele já foi subprocurador-geral de Justiça (2009/2012), assessor-chefe da Assessoria de Assuntos Institucionais (2003/2009), assessor-chefe da Assessoria de Atribuição Originária Criminal (2007/2009), e coordenador da primeira formação do grupo das Centrais de Inquérito (1995/1996), além de chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça em 1994 e 1995.
A procuradora de Justiça Leila Machado Costa ingressou no MP em 1989, e foi membro eleito do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento Institucional e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infância e Juventude. No CNMP, foi membro do Fórum Nacional de Gestão e no CNPG foi presidente eleita do Fórum Nacional de Centros de Apoio, 1ª Coordenação da Comissão Permanente da Infância, Juventude e Educação do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH).
Ambos já foram candidatos em disputas anteriores, compondo a lista tríplice, mas não logrando êxito na nomeação pelo chefe do Poder Executivo.
A diretoria da Assemperj acompanhará todo o processo e pretende realizar uma sabatina com os candidatos. Também será divulgada uma carta aberta com as reivindicações da categoria, de forma a pautar a eleição a partir do prisma dos servidores.
O pleito ocorrerá no dia 02 de dezembro, por meio de sistema eletrônico de votação. Cabe ao Presidente do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça encaminhar ao Governador do Estado, até dia 03 de janeiro de 2025, a lista com os nomes dos candidatos. O mandato para PGJ é de dois anos, a ser exercido entre 17 de janeiro de 2025 e 16 de janeiro de 2027.
(*) Com informações do MPRJ.