Entidades sindicais apoiam Chamada para publicação de e-book sobre Assédios nas instituições

A Assemperj | Sindsemp-RJ está apoiando a chamada para um livro (e-book), que será organizado pelo Grupo de Estudos Direitos Humanos e Justiça (GEDHJUS), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (NEPP-DH/UFRJ). A publicação visa dar visibilidade a textos sobre o assédio no ambiente de trabalho, com o título – Entre o silêncio e o silenciamento: assédios e violências laborais nas instituições. O prazo de envio de trabalhos completos e originais é até o dia 30 de agosto.

 O tema do assédio e das violências laborais no mundo vem ganhando notoriedade em todos os espaços e tem sido cada vez mais tema de preocupação por entidades sindicais, outros movimentos sociais e órgãos de controle. Tais debates se tornam ainda mais urgentes e necessários quando tratamos do setor público, inclusive muitas vezes alheios ao cumprimento de normas e políticas que envolvem a saúde do trabalhador.

Diante da necessidade de visibilizar esse tema, vimos, através do GEDHJUS/NEPP-DH/UFRJ, darmos luzes à temática com a chamada, via edital, para a publicação de artigos científicos que explorem a temática do livro proposto Entre o silêncio e o silenciamento: assédios e violências laborais nas instituições públicas.

O mundo do trabalho no contexto pós pandêmico tem revelado um processo de mudanças e acirramento das desigualdades diante do avanço das políticas neoliberais que denunciam a crise do capital e vulnerabilizam cada vez mais a classe trabalhadora, nela também inserida os trabalhadores e trabalhadoras no setor público.

Nessa perspectiva, os trabalhos a serem submetidos devem abordar as violências laborais da qual fazem parte o assédio moral, sexual, processual e discriminações diversas, todas violações de direitos humanos, abrangendo as dimensões das desigualdades de classe,  raça e gênero como elementos estruturais das violências identificadas no ambiente de trabalho. 

O público alvo dessa submissão destina-se, preferencialmente, aos profissionais, técnicos e pesquisadores que atuam na temática dos direitos humanos e da saúde do trabalhador nos espaços institucionais públicos ou privados.

Prazo de submissão foi prorrogado para o dia 20 de setembro.

IMPORTANTE:

Cada trabalho deve ser enviado por e-mail para gedhjus.ufrj@gmail.com

Cada autor ou autores devem submeter dois artigos/arquivos seguindo os seguintes critérios: 1. Um artigo deve conter a identificação do autor ou autores para fins da organização da comissão editorial 2. Um segundo artigo/arquivo, de igual conteúdo textual não deve, entretanto, conter qualquer forma de identificação ao longo do texto ou nas referências, considerados os princípios da avaliação por pares às cegas.

Regras para o envio dos trabalhos:

1 – Cada pesquisador(a) poderá enviar um trabalho, seja como autor principal ou como coautor(a). Podem ter, no máximo, 3 (três) autores em cada manuscrito científico. O número máximo de autores por manuscrito científico é de três (3);

2 – A contribuição deverá ser original e inédita, e não estará sendo avaliada para publicação por outras revistas e/ou livros;

3 – O arquivo da submissão deverá estar em formato Word Microsoft, em arquivo editável;

4 – O Título do trabalho deverá estar em negrito, caixa alta e centralizado (Times New Roman 14);

5 – Formatação obrigatória: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5, justificado e com no mínimo 12 laudas e no máximo 15. Os artigos deverão estar normalizados de acordo com as normas da ABNT NBR 14.724. Autor, data.

6 – Figuras e tabelas deverão ser inseridas no texto e não no final do documento na forma de anexos;

7 – Referências (Times New Roman 10). Orienta-se utilizar a norma ABNT vigente para a apresentação das referências ao corpo e ao fim de texto;