Benefícios aos Associados

Projeto Acolher

O projeto Acolher Assemperj tem como objetivo oferecer acolhimento psicossocial aos (às) servidores (as) e trabalhadores (as) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), contribuindo para a prevenção, mitigação e enfrentamento dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho. A proposta busca fortalecer um espaço institucional protetivo, saudável e livre de violências, promovendo o bem-estar e a saúde mental coletiva por meio de acolhimentos médicos, jurídicos e psicológicos.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Assemperj e o projeto Caminhos do Trabalho da Universidade Federal Fluminense (UFF). Essa colaboração permitirá a implementação de ações técnico-científicas de promoção da saúde mental e prevenção do assédio moral no âmbito do MPRJ.

Os(as) associados(as) poderão ser atendidos(as) gratuitamente, de forma individual ou em grupos de acolhimento coletivo. O agendamento online pode ser feito pelo WhatsApp:

A coordenação da iniciativa é do Prof. Dr. Bruno Chapadeiro Ribeiro, psicólogo e pós-doutor em Saúde Coletiva pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), Professor Adjunto da UFF e perito judicial em Saúde Mental e Trabalho cadastrado em diversos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

Com base nos atendimentos realizados, será elaborado um diagnóstico situacional para identificar os riscos psicossociais relacionados ao trabalho no MPRJ (incluindo violências, assédio moral/sexual, etc.), para a produção de relatórios técnicos e recomendações institucionais. A partir desse diagnóstico, o projeto também promoverá ações educativas e preventivas, como oficinas, rodas de conversa e campanhas de sensibilização sobre saúde mental e riscos psicossociais relacionados ao trabalho.

Essa iniciativa responde às demandas dos(as) associados(as) da Assemperj e às prioridades estabelecidas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para o MP brasileiro, tendo em vista os significativos índices de desgaste mental, sobrecarga de trabalho e percepções de injustiça organizacional apontados pelos servidores(as). O projeto busca, portanto, fortalecer a cultura do cuidado, contribuir com a promoção de um ambiente de trabalho digno e humano e consolidar a Assemperj como referência em políticas de promoção da saúde mental no âmbito do serviço público.

O projeto Acolher disponibiliza ao(a) associado(a):

Acolhimento Psicológico Individual

O(a) associado(a) pode receber atendimento psicológico individualizado, conduzido por profissionais do projeto. O processo inclui avaliação psicológica clínica psicossocial relacionada ao trabalho para a produção de dossiê consubstanciado sobre o estado de saúde mental do/da associado(a), e/ou em acolhimento prolongado cuidado psicossocial sobre a condição de saúde mental apresentada pelo(a) associado(a) participante.

Quando necessário, é possível o encaminhamento para consulta médica e emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), conforme a legislação trabalhista vigente. Nos casos de agravos e adoecimentos relacionados ao trabalho, o projeto elabora, portanto, um dossiê laboral, reunindo documentos médicos, jurídicos, psicológicos e administrativos. Esse material serve de base para estabelecimento do nexo causal entre as condições de trabalho e o adoecimento, podendo ser utilizado em perícias, processos administrativos e judiciais.

O projeto também mantém articulação com uma rede especializada de saúde mental (SUS e profissionais parceiros), para continuidade dos atendimentos quando necessário.

Acolhimento Coletivo

Os grupos de acolhimento coletivo são espaços de diálogo, apoio mútuo e reflexão sobre vivências laborais. As rodas de acolhimento (presenciais ou online) abordam temas como saúde mental, assédio moral/sexual, sobrecarga de trabalho e organização coletiva.
PS: Em situações de urgência, há também um plantão psicológico semanal para os(as) associados(as).

Atendimento Sociojurídico

O projeto também oferece orientação sociojurídica aos(às) associados(as), incluindo casos de assédio, discriminação, perseguição institucional ou adoecimento relacionado ao trabalho. A equipe jurídica auxilia na análise de documentos, preparação de dossiês e definição de estratégias administrativas e legais.

Pesquisa e Diagnóstico Institucional

Os dados dos atendimentos e acolhimentos serão utilizados  em uma pesquisa diagnóstica sobre riscos psicossociais no MPRJ. Esses dados irão subsidiar ações coletivas e estratégias de negociação institucional pela Assemperj, contribuindo para políticas de promoção de saúde e melhoria das condições de trabalho.