A Diretoria da Assemperj | Sindsemp-RJ protocolou na última quarta-feira (04/10) requerimento com o objetivo de dialogar sobre formas de valorização dos assessores técnicos e profissionais que exercem funções de formação superior no MPRJ. Esta iniciativa busca reconhecer e recompensar adequadamente esses profissionais que, apesar de desempenharem um papel fundamental na instituição, muitas vezes se encontram desestimulados e sem a devida valorização, mesmo oferecendo um excelente desempenho em suas atividades.
As propostas da Assemperj | Sindsemp-RJ para a valorização desses profissionais incluem: majoração individual de gratificação estabelecida no artigo 29 da Lei Estadual 5.891/11; utilização de outras gratificações de complementação salarial, promoção de cargo para servidores comprometidos e engajados em suas funções. O principal critério para a valorização seria o tempo de serviços prestados no MPRJ, ou seja, a antiguidade e experiência no cargo.
Os servidores designados para a função de assessores técnicos e profissionais que exercem função de formação superior desempenham um papel de extrema importância no apoio à atividade-fim dos membros do MPRJ. Isso inclui contribuir significativamente para o cumprimento das atividades auxiliando na tomada de decisões e suas fundamentações.
Dentre os ocupantes desses cargos, destacam-se os Assistentes Sociais, Psicólogos e Pedagogos, conforme definido na Resolução GPGJ 1.780/2012. No entanto, vale ressaltar que outras profissões de nível superior também desempenham funções essenciais no apoio às atividades dos órgãos do MPRJ, como os contabilistas, bibliotecários, profissionais de saúde, entre outros.
Após protocolar, iniciaremos o diálogo junto à Administração Superior. Essa pauta visa não apenas reconhecer o trabalho fundamental dos assessores técnicos e profissionais com formação superior no MPRJ, mas também incentivar a excelência e o comprometimento desses servidores, contribuindo para o fortalecimento da instituição e para a qualidade dos serviços prestados à sociedade.