Fosperj se reunirá amanhã com líder do governo e cria ponte para tratar de pauta salarial

O Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado (Fosperj), entidade da qual a Assemperj é integrante, se reunirá amanhã (17/06) com o líder do governo na Alerj, Márcio Pacheco (PSC). Esta é mais uma articulação do movimento com o Legislativo e uma tentativa de diálogo com o executivo para conseguir avançar com algumas pautas em meio às restrições do novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF). 
O Fórum também participou no início da semana da criação da Frente Parlamentar Mista do Rio de Janeiro em Defesa do Serviço Público e se reuniu com o deputado Rodrigo Amorim (PSL), presidente da Comissão de Servidores Públicos na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A primeira iniciativa contou com ampla participação dos deputados da casa e tem como objetivo criar pontes com os vereadores, deputados estaduais e federais, envolvendo as três esferas de poder legislativo na luta contra as reformas, principalmente a PEC32. Na segunda, por sua vez, o parlamentar aceitou o pedido dos representantes do Fosperj para um diálogo mediante a convocação de uma audiência pública.
Está na pauta da reunião de amanhã temas que já vem sendo negociados nos últimos meses: recomposição inflacionária, abertura de concursos, desbloqueio das progressões e promoções, além da manutenção do adicional por tempo de serviço. Uma reunião com o governador Cláudio Castro (PL) também é prioridade do coletivo, devido à proximidade do envio de um novo pacote de ajuste fiscal à Assembleia.
O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), declarou ao governador nesta semana que a  Casa não pretende retirar direitos dos atuais servidores. Contudo, o Fórum preocupa-se com o serviço público no médio e longo prazo, que pode ser ameaçado. O governador, por sua vez, aproveitou a ocasião para acatar a pauta dos servidores e anunciar a antecipação da primeira parcela do 13º. E sinalizou intenção de abrir diálogo sobre a recomposição inflacionária.
(*) Com informações do site do jornal O Dia e do Fosperj. Foto: Octacílio Barbosa/Alerj.