Reunião sindicatos e associações dos servidores estaduais do Rio de Janeiro

Na quinta-feira (30), na sede do Sindjustiça-RJ, iniciando às 14h reuniram-se diversos Sindicatos e Associações de Servidores do Estado do Rio de Janeiro para discutir a conjuntura política nacional, no que afeta o serviço público, o quadro financeiro do Estado do Rio de Janeiro e debater ações efetivas para buscar a garantia da data-base do funcionalismo estadual, e a recomposição das perdas inflacionárias dos seus vencimentos.

Previamente convocada, a reunião ganhou fôlego com a publicação dos vetos do Governador Wilson Witzel aos dispositivos da lei do Orçamento que garantiam a recomposição das perdas inflacionárias nas remunerações dos servidores, prevista na Constituição.

Além da representação estadual, a reunião contou com a participação de representantes de entidades federais e do movimento estudantil.

A reunião aprovou o encaminhamento de Ofício Conjunto ao Presidente da ALERJ, solicitando dentre outros temas, a realização de audiência pública sobre a situação dos servidores e o encaminhamento de derrubada do veto, enfatizando que a reposição das perdas inflacionárias é dispositivo constitucional e está prevista na lei do Regime de Recuperação Fiscal.

Além disso, foram discutidas as PECs encaminhadas pelo governo federal que atacam o serviço público, como a da redução de carga horária e remuneração dos servidores e a que trata da retirada de recursos dos serviços públicos prestados à população para garantir o sistema de financiamento da dívida pública.

O grupo volta a se reunir no dia 05/02, às 15h, na sede do Sindjutiça-RJ, ficando desde já convocadas todas as entidades representativas dos servidores públicos estaduais.

(*) Fonte: Divulgação das entidades.