A Assemperj informa que recebeu manifestação da Coordenadoria de Modernização Organizacional (CMOD) – órgão vinculado à Subprocuradoria-Geral de Planejamento – em resposta ao requerimento apresentado pela entidade sobre a necessidade de mapeamento, padronização e manualização das rotinas administrativas do MPRJ.
Conforme esclarecido pela CMOD, já há em andamento na Subprocuradoria um procedimento destinado à revisão completa das rotinas administrativas, considerando inclusive o impacto dos novos sistemas, como o Integra. Trata-se de um trabalho amplo, iniciado em junho deste ano, envolvendo as rotinas dos órgãos de execução e, em etapa posterior, a atividade-meio da instituição .
Segundo o despacho, a SUBPLAN trabalha com um cronograma que projeta a conclusão do novo Manual de Rotinas Administrativas para o final do primeiro semestre de 2026. Além disso, está prevista, para dezembro de 2025, a entrega da minuta do Manual de Atuação Funcional, que servirá de base para complementar esse trabalho também em curso pelos Centros de Apoio.
A Assemperj seguirá acompanhando o tema, reforçando a importância de que a revisão das rotinas seja construída com participação e transparência, valorizando o cotidiano de servidores e servidoras que executam essas atividades em todas as áreas do Ministério Público.